4 dicas para conservar sua carabina de pressão

 

 

Quem compra uma carabina de pressão para a diversão tem que entender que para prolongar a brincadeira é preciso se atentar a algumas dicas de conservação que irão manter a vida útil e o bom desempenho do equipamento. O uso contínuo e o contato das mãos com as partes metálicas, em razão do suor, provocam a oxidação da carabina e há a necessidade de limpeza e lubrificação. A Loja da Carabina separou quatro dicas que certamente lhe auxiliarão nesta tarefa. Confira.

 

Limpeza externa da Carabina


A parte externa do corpo metálico da carabina é a mais suscetível ao aparecimento de ferrugem, seja pelo contato com o corpo em que há resíduos de suor, com algum líquido, umidade do ambiente ou utilização na chuva.

Para a correta limpeza das partes metálicas da carabina, aplique o óleo mineral ou anticorrosivo, como o WD40 ou Corrosion X em todas as partes metálicas, espalhe com uma flanela e retire o excesso. Ao guardar a arma de pressão, cuidado com o manuseio para não encostar novamente com a mão no cano.

Para partes de coronha, corpo da arma que seja de madeira ou polímero, um pano limpo e seco é suficiente.

 

Limpeza interna da Carabina

 

Como a parte interna do cano não entra em contato com suor, não corre o risco de oxidar tão facilmente. Assim, não há tanta necessidade de aplicar óleo com frequência, pois isso provoca o “efeito diesel” que leva a perda de precisão no disparo.

A limpeza interna deve ser feita aproximadamente a cada 200 disparos e pode ser facilitada com o auxílio de um kit de limpeza para carabina 5.5. Com uma escova de latão e vareta, solte os resíduos de chumbo do cano, cuidando para não danificar a coroa. Com a escova de nylon, remova os resíduos soltos. Finalize com uma camada de óleo e escova de algodão.




Lubrificação da carabina



Nos dois exemplos anteriores foi visto que a lubrificação deve ser feita com óleo mineral. Se a carabina ficar fora de utilização por um longo perí­odo, o aconselhado é fazer uma lubrificação das peças internas antes de guardá-la. Evite óleos mais elaborados que possam danificar as peças de borracha. Mas atenção, não coloque o óleo dentro da bucha e na mola, que já vem engraxada. Se quiser fazer a manutenção interna, uma vez por ano, é melhor pedir a uma pessoa especializada.



Como guardar sua carabina de pressão

Como você acondiciona a carabina após o uso também faz toda a diferença. Guarde-a em local seco, de preferência dentro de uma capa ou case e na horizontal, e longe de umidade ou exposição direta ao sol.

Espero que estas sugestões lhe sejam úteis para proporcionar uma diversão com a sua carabina de pressão por mais tempo. Capriche na pontaria.

 

Olha o que chegou: