Competição de Tiro IPSC: como funciona?

Competição de Tiro IPSC: como funciona?

Como funciona o tiro IPSC

IPSC significa International Practical Shooting Confederation, essa modalidade exige que o esportista execute suas habilidades de tiro com velocidade e precisão com diferentes tipos de armas de fogo. Competições deste modelo fazem o atleta se movimentar muito e demandam uma rápida capacidade de adaptação aos ambientes, pois a distância e as configurações de cada pista são sempre diferentes.

Competição de tiro IPSC - movimento e habilidade do atleta

 

Modalidade IDCS

Os atletas também podem se deparar com o termo IDCS (International Defensive Shooting Confederation). Ela é muito parecida com o IPSC, mas tem variações no formato dos alvos e na dinâmica do cenário, que é voltado para simular situações de tiro defensivo.

Competição de Tiro IPSC - no IDCS simular-se o tiro defensivo

 

Participação nessas competições

Com a flexibilização da aquisição de armas de fogo cresceu muito a demanda e interesse do público nas modalidades de tiro IPSC e IDCS. Isso está movimentando muito os clubes de tiro.

Contudo, é fundamental compreender que esse é um esporte relativamente caro e que demanda um treinamento constante. A boa notícia é que já existe uma modalidade de tiro IPSC e IDSC que utiliza armas de airsoft.

Competição de Tiro IPSC - é possível treinar e competir com armas de airsoft

É isso mesmo! Você consegue treinar essas modalidades com um custo bem menor, com mais segurança e praticidade.

Basta utilizar equipamentos de airsoft e manter a segurança no entorno, principalmente com a utilização de óculos de proteção em todos os participantes.

Assim, você consegue montar uma pista de IPSC no quintal de casa, no sítio ou qualquer lugar que permita montar um cenário básico com alvos similares aos utilizados na modalidade oficial.

É claro que a sensação de recuo da arma de fogo será menor, porém os equipamentos de airsoft a gás e com blowback podem ajudar (e muito!) na sensação de tiro real.

Eles também contribuem com o treinamento de deslocamento, visada, mira, memória muscular do movimento, bem como a agilidade no saque da arma.

Já existem, inclusive, competições oficiais de Airsoft IPSC no exterior e algumas começaram a aparecer no Brasil. Ou seja, em breve a modalidade estará marcando presença em mais campos de batalha.

Se você já viu como funciona deve ter ficado ansioso para participar de uma competição como essa, não é mesmo? Então, aproveite que você já sabe como funciona a modalidade de tiro IPSC e como praticá-la sem gastar muito para montar a sua equipe. E não se esqueça de ter um equipamento próprio para a atividade. Acesse a Loja da Carabina e adquira a sua GBB para o treino!



Olha o que chegou: