Conhecendo um pouco mais da balestra

 

Popularizada como a arma preferida de Daryl em The Walking Dead para matar zumbis, a balestra, ou besta, é um artefato milenar que surgiu como o aperfeiçoamento do arco e flecha. Na história popular, o personagem lendário Guilherme Tell, teria usado uma besta para salvar a vida do filho ao acertar uma maçã na cabeça do jovem com uma flecha, em uma espécie de julgamento de sua inocência. Antes usada como arma de guerra, a balestra agora está ligada a caça esportiva ou simplesmente para o tiro ao alvo.


O conceito da balestra é similar ao da espingarda, tanto na empunhadura, como na forma de disparo por gatilho. A arma consiste em um arco mecânico usualmente fabricado em fibra de vidro, onde suas lâminas são apoiadas num suporte de madeira, alumínio, fibra de carbono ou outros materiais, dispostas paralelas à flecha. O mesmo suporte ajuda a reter a corda tensionada até o momento do disparo.


Engatilhar a balestra exige um tanto de força, por isso o equipamento tem em sua ponta um suporte para o pé e precisa da ajuda de um engatilhador para puxar a corda. A corda é tensionada até ser travada e está pronta para o disparo.


Quando o disparador é acionado, o suporte liberta a corda tensionada do arco projetando a flecha. A balestra permite ao atirador um disparo mais potente do que teria com um arco comum, uma vez que o seu tensionamento não depende da capacidade física do usuário para engatilhar.

Dicas de uso


O usuário que busca se aventurar nessa modalidade de tiro precisa ficar atento a algumas recomendações, vamos a elas:


- Encere o trilho da balestra a cada média de cinco tiros.


- Para não danificar a arma, não deixe-a cair.


- Não deixe a arma exposta ao sol e sempre a limpe após o uso.


- Assim como na espingarda a recomendação é não atirar sem chumbinho, o mesmo 
vale para a balestra, nada de tiros sem flecha, pois a corda pode sofrer avarias.


- Não deixe o equipamento armado por muito tempo, pois a corda sofre desgaste com a tensão.


Bem, agora atenção às medidas de segurança: verifique sempre o que está atrás do seu alvo e coloque o dedo no gatilho só quando for disparar. Seguindo isso, aproveite esse ótimo passatempo.

Olha o que chegou: