Dicas para ter o máximo de precisão no disparo

 

Tá difícil acertar o alvo recentemente e o problema não é a sua visão e nem o pulso firme no momento do disparo? Bem, pode ser que a espingarda de pressão apresente algum problema, mas fique tranquilo, pois todos podem ser solucionados com uma boa manutenção e alguns cuidados básicos no manuseio da arma.


Mira:

Começamos pelo mais comum: “se estou errando o alvo, o problema deve estar na mira”. Certifique-se de alinhar corretamente a alça e massa de mira de sua carabina. Como isso é feito manualmente, exige bastante calma e atenção. Se possível, use uma morsa de bancada ou saco de areia, o importante é manter a carabina firme no ato do disparo, para que cada tiro tenha a maior uniformidade possível.


Cano sujo:

Com qual periodicidade você faz a limpeza da carabina de pressão? Não me refiro apenas lubrificar a parte externa do cano após o uso, mas também a limpeza interna para tirar todo e qualquer detrito que ficou preso ali depois de dezenas de disparos. Utilize um kit de limpeza de qualidade, alinhado ao óleo correto, como o CorrosionX. OBS: cuidado com o excesso de lubrificante dentro do cano, certamente ele vai tirar a precisão dos primeiros tiros no próximo uso, é o chamado “efeito diesel”.


Peças soltas:

Se a postura do atirador precisa ser firme, as partes da carabina também têm que estar bem seguras. Verifique se tem algum parafuso solto e aperte-o até sentir segurança na coronha, garantindo que não haja vibrações desnecessárias no momento do disparo, aumentando assim a probabilidade de acerto.


Mola fraca:

Quando o problema for falta de potência, acho que chegou a hora de trocar a mola da arma. É normal que isso aconteça após um tempo de uso já que ela tem um ciclo de vida. Por isso existe a recomendação de não guardar a carabina engatilhada, pois a mola desgasta mais rápido. Evite também disparar sem munição no cano, já que reduz a vida útil do pistão e mola.


Chumbo:

Se engana quem acha que o chumbinho não faz diferença. No mundo do tiro esportivo, há aquela clássica frase “é a carabina que escolhe o chumbo”. E é verdade, mas claro que podemos começar por características que fazem a diferença como peso, marca e formato.

 


E aí, checou todos os itens que mencionei há pouco? Então agora vai lá, teste a sua carabina, divirta-se com alguns tiros e capricha na pontaria.

Olha o que chegou: