Carabina de pressão: como engatilhar corretamente?

Atirador mirando com uma carabina de pressão

Muitas pessoas não ficam atentas aos detalhes e acabam diminuindo o tempo de vida útil da sua carabina de pressão. Fazendo com que ela emperre com mais facilidade ou danificando as molas.
 
Para que isso não aconteça com sua arma de pressão, criamos esse tutorial com o objetivo de orientar corretamente quem está iniciando nesse esporte. A dica mais importante é: não tente mostrar que é fortão e queira armar todas as carabinas com as mãos!
  
1- Apoiar a carabina sobre a perna:
O mais seguro é, escorar a soleira da carabina, na coxa, e com a carabina de perfil para quem está armando. Desta maneira, se você não conseguir bascular o cano até o final, evita que ele esteja na linha do seu rosto. 
Muitas pessoas na hora de engatilhar apoiam na barriga, no peito ou na cintura, mas isso pode causar lesões. Outros apoiam no chão, danificando a soleira da carabina. 
 
2-Liberar o cano:
Para isso, dê uma batida leve e firme na ponta do cano do equipamento, para quebrar o primeiro estágio do engatilhamento da carabina. 
 
3-Basculhar o cano:
Com firmeza segure a ponta do cano da carabina. Puxe o cano para baixo até o fim do curso para engatilhar a carabina de pressão. Você vai ouvir um “click" de engate do mecanismo do gatilho. É importante que o movimento seja feito de forma segura, contínua e uniforme.
 
4-Inserir o chumbinho:
Para não correr o risco de um disparo acidental, a forma mais correta e segura é colocar os chumbinhos antes de basculhar o cano. Muitos atiradores colocam após por ser mais fácil de inseri-lo, podendo causar alguns acidentes. 
Com a carabina ainda escorada na perna, não solte a mão que basculou o cano (por segurança), e municie o equipamento com a outra mão. NUNCA solte a mão, se não conseguir ir até o final. Volte o braço junto com o cano para a posição inicial.
  
5-Fechamento do cano da carabina:
Para finalizar, volte a carabina para a posição inicial, e está pronto para disparar a arma de pressão. Caso sua carabina trave automático durante esse processo de engatilhamento, não esqueça de desarmar assim que enquadrar o alvo.
 
Lembre-se de fazer esse processo, sempre em direções seguras, basta colocar o cano na posição inicial. 
 
Prontos para engatilhar sua carabina da forma correta? Caso você tenha ficado com alguma dúvida estamos aqui para auxiliá-lo.

Olha o que chegou: