Carabina PCP: quando optar por ela?

Carabina PCP: quando optar por ela?

carabinas pcp para tiro esportivo

Você está em busca de uma arma de pressão para iniciar no field target com os amigos, mas não sabe qual modelo escolher? A carabina PCP é uma ­excelente opção para quem pretende praticar, mas não tem muita experiência. Acompanhe o post e entenda mais sobre este modelo!

 

O que significa PCP?

PCP é a abreviação de Pre Charged Pneumatic, ou seja, pode ser compreendido como ar comprimido pré-carregado. Esse sistema é o precursor das armas de pressão.

 

Como funciona a carabina PCP? 

Esse modelo é um fascínio entre os atiradores de pressão. Isso é natural, pois essas armas têm uma ação suave, peso equilibrado, possibilidade de realizar tiros em sistema de repetição e no modo semiautomático. Além disso, elas não têm recuo. Todas essas características permitem um agrupamento muito grande em longas distâncias. 

 

Quais são as vantagens da carabina PCP?

Como quase todos os equipamentos, a carabina PCP apresenta algumas vantagens aos usuários. Confira:

Precisão 

Uma carabina PCP é muito precisa devido à alta velocidade de disparo. Essa característica garante uma baixa variação em decorrência de ventos e em função do seu mecanismo interno de disparo, que tem uma vibração praticamente nula.

Alcance 

O alcance de uma carabina PCP com precisão é superior aos modelos de mola. A alta potência da PCP permite disparos mais velozes usando chumbos mais pesados, o que possibilita a manutenção de uma curva balística mais efetiva

Menor espaço de tempo entre os disparos 

A agilidade nos disparos, principalmente nas carabinas multi-shot, são um atrativo grande nesse modelo de arma. Principalmente quando a pessoa pretende praticar a  modalidade de field target, onde o tempo entre cada disparo também é controlado.

Durabilidade 

Tomando os devidos cuidados, a durabilidade dessa arma costuma ser maior do que outros modelos. Isso porque se usa uma menor quantidade de mecanismos e peças sujeitas à quebra com os impactos e vibrações internas durante os disparos.

 

Quais são as desvantagens?

Como qualquer equipamento, essas armas também apresentam alguns fatores negativos. Veja:

Autonomia 

Muitos atiradores podem não gostar da baixa autonomia da arma. Em muitos casos, é necessário recarregar o reservatório de ar a cada 30 ou 50 disparos, dependendo do modelo. 

Para proceder com a recarga, é necessário transportar cilindros tipo scuba (de mergulho ou cilindros menores) e utilizar bombas manuais, que requerem certo esforço e tempo para enchimento dos cilindros. Outra opção é o carregamento direto com compressores especiais.

Preço elevado 

O custo de aquisição de uma PCP no Brasil é elevado. O usuário precisa adquirir a carabina e as bombas pneumáticas especiais para realizar o enchimento dos cilindros, e esses equipamentos têm um preço mais alto.

Caso queira economizar um pouco, é possível realizar o enchimento de cilindros scuba em locais próprios, como em agências de mergulho ou lojas de extintores. 

Variação de velocidade 

As carabinas PCP sem regulador de pressão sofrem com variação de

velocidade de disparo, principalmente nos primeiros e últimos tiros. Após os disparos iniciais, ocorre uma estabilização da pressão, pois a carabina atinge o chamado “ponto doce”. Ele dura por mais algum tempo até chegar à pressão mínima do cilindro. 

Atualmente, há muitos modelos de carabina PCP que já apresentam um regulador interno de pressão para evitar essas variações. 

Cuidados especiais

Quem pretende investir em uma carabina PCP precisa ter atenção a alguns detalhes. O ideal é utilizar somente ar comprimido de qualidade e sem umidade. 

Também é importante abrir a válvula devagar ao conectar a garrafa ou tanque de mergulho (scuba) para o enchimento do cilindro. A alta pressão contida nos cilindros pode causar acidentes. 

Nunca exceda a pressão especificada pelo fabricante. Caso isso aconteça acidentalmente, feche a válvula da garrafa e abra o parafuso de “sangramento” para liberar o excesso de ar. Depois, desconecte o conector de enchimento da arma. 

Uma regra muito importante ao encher uma arma de PCP com ar é que nunca se deve utilizar oxigênio puro, devido ao alto risco de explosão durante o processo de carga.

Na atmosfera, o oxigênio está presente em apenas 21% de sua composição. O restante do ar contém nitrogênio. A mistura se torna explosiva ao combinar o oxigênio puro com a maioria dos tipos de óleo. O perigo, então, é que normalmente existe óleo em certas partes da arma. 

Também é fundamental tomar cuidado com o enchimento rápido, porque isso pode gerar calor e levar à explosão caso exista qualquer tipo de produto inflamável por perto. A graxa com óleo de silicone é o tipo recomendado para armas PCP, visto que esse é o mesmo material utilizado pela indústria de aparelhos de mergulho. 

A carabina PCP exerce grande fascínio no mundo esportivo e representa uma evolução nos equipamentos próprios para os atiradores. Para quem gosta de suas vantagens e está iniciando no esporte, o modelo torna-se uma excelente escolha. 

 

Está pensando em adquirir uma arma de pressão? Confira os diferentes modelos do produto que temos em nossa loja virtual!

Olha o que chegou: