03 dicas de quais equipamentos comprar para iniciar no airsoft

operador de airsoft segurando AEG - rifle elétrico

O airsoft é um jogo que simula ações de combate de guerra, operações policiais, reconstituições históricas ou mera recreação. Vale lembrar que o primeiro passo para iniciar no airsoft é ter mais de 18 anos, pois o jogo é regulamentado pelo Exército Brasileiro através de portarias, como a R-105 e Portaria 56, sem necessidade de licença ou registro.

Equipamento de Airsoft

Todos equipamentos de airsoft são réplicas muito parecidas com as armas originais, com a diferenciação obrigatória por lei, de uma ponta laranja ou vermelho vivo na ponta do equipamento.

As munições para as armas de airsoft disparam esferas de plástico no calibre 6mm, também chamadas de BBs.

Que equipamento comprar para iniciar no Airsoft?

Primeiramente você deve definir qual será o uso do airsoft. Há algumas situações que compram uma arma de airsoft:

  • Colecionar de armas;

  • Realizar disparos para lazer, como latinhas;

  • Intenção de participar de jogos de airsoft.

Vamos para essas situações.

 

Colecionadores e tiro em casa

Para coleção ou até mesmo o lazer em casa, indicamos pistolas spring ou elétricas, cuja velocidade não ultrapassa os 200 FPS médio. 

 

Jogos de airsoft

Já para quem quer começar a jogar airsoft, basicamente recomendamos a compra de dois equipamentos básicos, uma arma e equipamento de proteção. Logo abaixo vamos indicar um kit inicial.

1 - Escolhendo o seu rifle de airsoft

Aqui sugerimos um rifle elétrico de airsoft com velocidade entre 300 e 380 FPS.

Importante definir também nesse momento, o estilo de arma preferida, rifles padrão M4 e AK47 são mais fáceis de encontrar magazines e upgrades.

Rifles com outros formatos de magazine, recomendamos realizar uma pesquisa de mercado sobre os magazines utilizados, para evitar de não encontrar futuramente.

Na Loja da Carabina possuímos rifles para começar no esporte com excelente custo-benefício. 

>>> Veja muitos modelos de Rifles de Airsoft

 

Uma dúvida comum entre os iniciantes é com relação ao material do corpo do equipamento.

Equipamentos mais baratos possuem corpo em plástico, o "ABS". Internamente não possui grande diferença de um Full Metal, mas recomendamos um cuidado maior com o uso extremo, para que o equipamento não seja danificado logo no começo.

Já os equipamentos intermediários possuem corpo em fibra de nylon, aferindo uma excelente resistência e baixo peso.

As Armas de Airsoft Full Metal, possuem excelente realismo, porém, seu peso pode cansar em jogos mais demorados.

 

2 - Como devo escolher a minha Pistolas de Airsoft?

Geralmente, as pistolas de airsoft são usadas como uma arma de backup ou arma secundária, ou seja, em momentos em que não é possível usar o equipamento principal, por regra de jogo (local confinado, CQB ou simplesmente onde o combate é mais próximo) ou devido a falha do equipamento principal.

 

>>> Veja Vários Modelos de Pistola de Airsoft

 

Para jogos, o indicado é que as pistolas tenham entre 200 e 350 fps máximo.

Pistolas elétricas, CO2 ou Green Gas, já suprem a necessidade para jogo, possuem um baixo índice de manutenção, ótima autonomia e custo benefício. 

As pistolas spring por outro lado, não são indicadas para jogos maiores, devido a dificuldade de realizar tiros simultâneos. Isto é, todas as vezes que for atirar, precisa forçar o slide para trás e apertar o gatilho. Já as outras pistolas, você consegue atirar sem realizar engatilhamento.

 

3 - O equipamento de proteção correto para airsoft

Tão ou mais importante que o airsoft em si, são os equipamentos de proteção.

Ninguém quer ir para um jogo e voltar com olho machucado, dente quebrado ou qualquer problema que impeça de seguir suas atividades por conta da irresponsabilidade na diversão.

Como as BBs (bolinhas de munição do airsoft) possuem um diâmetro pequeno e quando disparadas atingem velocidades altas, um disparo direto no olho, ou mesmo um ricochete pode o deixar a pessoa cega.

 

Óculos de Proteção: reforçamos que não é qualquer óculos que serve para a sua proteção no airsoft. Verifique se o óculos que procura é de fato um óculos específico para a prática de tiro esportivo, ou que ele é um óculos de proteção individual (EPI) com CA registrado.

>>>> Veja muitas opções de óculos para airsoft.

Existem no mercado óculos telados, que não possuem uma lente transparente, mas sim uma tela, geralmente metálica.

Esses óculos impedem o embaçamento, porém, são perigosos pois dependendo da distância e qualidade da bolinha, com o impacto, as bbs podem fragmentar e lesionar o globo ocular.

 

Luvas de proteção: as luvas propõem uma segurança extra para as mãos. Em muitas vezes,  os campos de jogos de airsoft são locais abandonados e com muito barro e peças de ferro, e proteger as mão evita escoriações e acidentes mais sérios.

 

Fardamento: o loadout para jogos em equipe é fundamental, geralmente os times possuem um padrão de camuflagem próprio.

O mais comum atualmente é o woodland e multicam, mas existem dezenas de padrões disponíveis.

Fique atento, não é permitido usar fardamento do Exército Brasileiro.

Após escolher o seu, defina fardamentos de qualidade que irão resistir aos games mais pesados.

 

Botas e coturnos: a proteção dos pés também é fundamental, um calçado adequado pode evitar torções, escorregões, perfurações na planta do pé devido a pregos e outros metais, como outras lesões.

Nós da LC, indicamos o uso de coturnos militares que são os mais adequados a essa prática.

 

Cotoveleira e joelheiras: a proteção das articulações é importante em locais de jogos mais extremos, como montanhas, e fábricas abandonadas, por exemplo. As joelheiras permitem maior estabilidade e proteção ao atirador.

 

Coletes táticos: esses são essenciais e compõe o loadout de forma muito realista, além de facilitarem o jogo. Os coletes táticos oferecem uma proteção extra contra impactos de disparos, mas o principal, permite a possibilidade de carregar acessórios fundamentais como magazines extras e baterias aos jogadores.

 

Proteção de cabeça: uma proteção para cabeça é fundamental, seja contra impactos ou sol. Forças táticas do exércitos de todo o mundo utilizam bonnie hat e capacetes. Forças especiais, PMC utilizam também bonés.

Os capacetes táticos que temos disponíveis na LC possuem trilho para fixação de acessórios e câmeras, por exemplo.

 

 

Esperamos que as nossas dicas tenham lhe ajudado e que você fique confiante na hora de escolher os seus primeiros equipamento para a prática de airsoft. Se precisar de ajuda o nosso chat do site está aberto para receber perguntas e tirar dúvidas.

Abraço e até a próxima

 

Olha o que chegou: