RED DOT OU LUNETA? Qual equipamento escolher para o combate?

RED DOT OU LUNETA? Qual equipamento escolher para o combate?

Qual é melhor? Luneta ou Red dot?

Você está adquirindo o primeiro equipamento de tiro ou quer melhorar sua usabilidade com o acessório correto? Então, precisa conhecer as funções e diferenças entre a red dot e a luneta para aperfeiçoar a mira durante os combates.

Carabina de pressão em compeitção de field de target

Dependendo da finalidade que você busca, um dos modelos será o mais indicado para a atividade. Também é importante saber que a sua carabina de pressão deve ter um trilho de fixação para a instalação do red dot ou da luneta. Dito isso, que tal conhecer o funcionamento de cada equipamento?

Para que serve o Red Dot?

O equipamento funciona como um auxílio para os tiros de pequenas distâncias (entre 10 e 20 metros). É importante compreender que ele não amplia a precisão da arma, apenas auxilia na identificação do alvo antes do disparo.

Arma com red dot inserido no trilho

Para utilizar o red dot, você deve olhar dentro da objetiva e identificar o “pontinho vermelho”. Isso vai ajudá-lo a encontrar a mira do alvo. Também é necessário se lembrar de utilizar uma boa iluminação para conseguir usar o equipamento com toda sua eficiência.

Para que serve a luneta?

A luneta ajuda a aumentar o alvo. Ela também exige que a iluminação externa esteja boa para dar todo o suporte necessário.

Arma com luneta inserida no trilho

Há lunetas com câmaras nitrogenadas, que não sofrem influência da umidade. Assim, elas não ficam embaçadas.

Também é necessário entender que algumas lunetas têm um aumento fixo, enquanto outras apresentam um sistema de zoom para facilitar a visualização.

Para um disparo de 30 ou 40 metros, por exemplo, é indicado utilizar uma luneta com aumento de 4X de zoom.

Qual equipamento escolher?

Você deve verificar a potência da sua carabina antes de comprar uma luneta ou red dot. Muitas lunetas vendidas a um preço mais baixo não são capazes de suportar as carabinas mais potentes, gerando um risco de perda no ajuste ou quebra das peças internas.

Carabina PCP com luneta

Além disso, fique atento ao cumprimento da legislação brasileira na hora de comprar o seu equipamento.

Segundo o artigo 16 da Lei Federal 10.826/03, os dispositivos ópticos de pontaria com aumento igual ou maior que seis vezes, ou diâmetro da objetiva igual ou maior que trinta e seis milímetros são de uso restrito.

Para complementar, a luneta exige a CR, documento que é gerado pelo Exército Brasileiro.

Antes de utilizar o red dot ou luneta no campo de batalha, certifique-se de realizar alguns treinos. Os ajustes de mira dos equipamentos são semelhantes, mais é fundamental testá-los antes de usá-los durante o combate.

Gostou das nossas dicas e quer conhecer os detalhes de cada modelo? Acesse o site LojaDaCarabina e confira as diferenças de cada um!

Olha o que chegou: