Mulher no Airsoft: como se dar bem nesse esporte?

Mulher no Airsoft: como se dar bem nesse esporte?

Mulher no Airsoft

 

A Saloli Paz Galbiati é um exemplo de guerrilheira que iniciou no Airsoft com o incentivo do marido e hoje é destaque nessa modalidade. A seguir, ela dá suas dicas para quem pretende ingressar nesse jogo que exige estratégia e muita parceria entre a equipe. Confira!

LC: Quando surgiu a paixão pelo Airsoft (seria junto com a paixão pelo marido)?

Saloli: Meu marido Bernardo iniciou no esporte muito antes. Claro que ele insistiu muito para que eu iniciasse, mas na verdade nunca senti vontade. Quando eu comecei a frequentar um bar onde a galera do airsoft se reunia, conheci as esposas dos operadores, que por coincidência a grande maioria nunca havia jogado.

Saloli e o marido Bernardo durante jogo de airsoft

Em pouquíssimo tempo montei com mais duas amigas um time exclusivo de mulheres em Cuiabá-MT. Desde então, eu continuo incentivando e ajudando mulheres a ingressarem no esporte, mas agora morando em Itajaí-SC. 

LC: Foi muito difícil conseguir entrar nesse esporte?

Saloli: Foi extremamente fácil! Como eu já conhecia uma boa parte dos operadores da cidade, eu me senti muito à vontade para o meu primeiro jogo. E claro, estava com as minhas amigas, então, foi pura diversão. Peguei muita coisa emprestada do marido até ter meus próprios equipamentos, fui comprando aos poucos conforme a necessidade. 

LC: Como funcionam os jogos?

Saloli: Para quem é iniciante e não sabe por onde começar, a grande dica é: procurar um time na sua região através das redes sociais. Assim, é possível saber os dias, horários, taxa dos jogos, grupo de WhatsApp, enfim, tudo que você precisa para ficar por dentro da agenda de jogos. 

Feito isso, os games funcionam basicamente da seguinte forma: os operadores são divididos em times, onde cada um tem um objetivo previamente determinado. O airsoft é um esporte com algumas variações. O estilo “forfun” é a porta de entrada de muitos operadores, pois é um jogo com um objetivo bem mais simples, número menor de operadores e poucas horas de jogo. 

Outro exemplo seria o “milsim”, que é uma simulação militar, com muito mais realismo. Nessa modalidade as regras são mais rígidas, há limites de munição e fardamento específico. O game pode durar muitas horas e até dias. 

LC: Vocês têm um time? Quantas mulheres praticam hoje e como funciona?

Saloli: Hoje, morando em Santa Catarina, eu faço parte de um time de cuiabanos que vieram morar aqui no Sul, a Hydra Squad. O número de mulheres que ingressam no esporte aumenta a cada dia, o que é maravilhoso. 

Hoje é muito comum ir a um jogo ou operações maiores e encontrar muitas mulheres. É impressionante o número de mensagens diárias que eu recebo de mulheres querendo tirar dúvidas e me mandando fotos dos primeiros jogos, fico muito feliz com isso. 

LC: Qual é o maior desafio desse esporte?

Saloli: Acredito que para as mulheres o maior desafio é o início, a maioria tem medo de ingressar no esporte por ser um universo ainda masculino. Por isso eu sempre digo para as que querem iniciar e tem vergonha ou medo: é chamar o marido/namorado ou amigos para iniciarem juntos, o que vai tornar a experiência ainda mais divertida.

Saloli pronta para o jogo de airsoft que aconteceu em Itajaí - SC

LC: Qual é a dica que dá para outras mulheres que querem começar?

Saloli:Tem muito conteúdo interessante no Youtube sobre regras e dicas para iniciante, e eu acho muito válido aprender tudo isso antes de iniciar no esporte. Assim, a operadora estará mais confiante nos primeiros jogos.

E o mais importante de tudo é não ter medo de iniciar! A família do airsoft é extremamente acolhedora e dará todo o suporte necessário. 

LC: Quais são os equipamentos básicos para iniciar?

Saloli: O primordial são os óculos, que são de uso obrigatório. Eu recomendo também o uso de máscara para proteger os dentes e qualquer marca que possa ficar no rosto.

Saloli preparada para o jogo com o óculos de segurança UVEX Supremo que é antiembaçante

Com relação ao fardamento, eu diria para o operador(a) esperar um pouco até saber se entrará em algum time que já tem farda padrão ou até se for o caso, qual é o melhor tipo de farda para o estilo de campo que mais gosta de jogar. 

Sobre as armas, será sempre aquela que cabe no bolso. Ninguém precisa se endividar para entrar no esporte, lembrando também que muitos campos alugam equipamentos.

LC: Como os homens tratam você hoje em dia? No começo foi difícil?

Saloli: No começo eu tive o apoio do Bernardo (meu marido) e colegas, eles me ensinaram muita coisa. Com toda a certeza foi muito fácil a tranquilo ingressar no esporte, me arrependo de não ter começado antes. 

Depois que me mudei para SC, infelizmente passei por algumas situações complicadas em campo, mas que fique claro que é exceção. Eu gosto sempre de focar e dizer que o airsoft é uma grande família. 

LC: Como é a parceria com a Loja da Carabina e outras marcas e produtos?

Saloli: A LC é a minha grande parceira, tenho muito orgulho de fazer parte deste time. Antes de fechar a parceria eu já conhecia a loja e já havia comprado antes. E isso eu acho fundamental, se aliar com parceiros que respeitam e tratam com carinho o seu cliente. Por isso eu visto a camisa da LC e indico de olhos fechados. 

Saloli é parceira da Loja da Carabina que apoia a inserção de mulheres no airsoft ou em qualquer outro esporte

Para que eu faça parceria com uma loja ou marca, o principal é saber qual o compromisso deles com o consumidor porque eu não indico aquilo que eu não confio. 

Além disso, gosto das minhas parcerias pela liberdade que tenho com os donos (conheço a maioria pessoalmente), temos contato direto e semanal, nossa proximidade e amizade fortalece cada dia mais a parceria e me dá muito gás para continuar no esporte. 

Já deu para perceber que os games são divertidos e há espaço para a mulher no airsoft. E então, está pronta para seguir o exemplo da Saloli e ingressar nesse esporte? Confira os combos promocionais de Airsoft que temos em nossa loja!

Olha o que chegou: