Tipos de Chumbinhos para Espingarda de Pressão e Carabinas

tipos de chumbinhos para carabina de pressao e espingardas

 

Não importa se a carabina funciona por meio de mola helicoidal, mola pneumática ou ar comprimido (PCP), já vimos a diferença de cada uma delas recentemente, o que todas têm em comum é a munição, cujo calibre do chumbinho pode variar, 4.5mm, 5.5mm, 6mm, 6.35mm, 7.62mm, 9mm e até .50! Essa grande variedade de chumbinhos pode variar de país para país, de acordo com cada legislação.

Para você que já tem sua carabina de pressão de deseja ver uma grande variedade de modelos, marcas e gramaturas, veja no link abaixo de acordo com o seu calibre:

 

 

No mercado temos várias opções de chumbinhos, que se diferenciam por características como peso, marca e formato, aspectos que influenciam diretamente na velocidade, alcance, precisão, capacidade de penetração no alvo e por aí vai.

 

Antes de entendermos cada um deles e qual a melhor aplicação, é preciso saber que o chumbinho é formado por quatro partes: cabeça (responsável pela aerodinâmica), cintura, (responsável por reduzir o atrito com o cano), saia (responsável por selar a passagem do ar no cano no momento do disparo) e perfil interno (ponto oco que recebe o ar do disparo).

 

Os tipos de chumbinhos mais usados em espingardas de pressão e carabinas, são seis os modelos mais tradicionais. Porém, vem surgindo muitos tipos de projéteis para diferentes tipos de modalidades.

 
chumbinho Domed
 

O Domed é uma variação do tipo Round, e assim como ele, traz uma ponta semiesférica. Alguns apresentam frisos e são indicados para quem busca precisão, velocidade, alcance e penetração para caça ou tiro ao alvo. A munição só perde no quesito expansão.

 

chumbinho flat
 
A ponta plana confere disparos de grande precisão e alto poder de impacto. Em alvos de papel, proporciona um orifício com circunferência uniforme, facilitando a visualização da pontuação durante competições e no lazer.
 
 
chumbinho hollow point
 
O chumbinho hollow point, ou ponta oca, tem como característica, como o nome remete, uma cavidade na ponta que proporciona a expansão do projétil quando atinge o alvo, provocando grande destruição. Em razão da cavidade, o chumbinho perde força e consequentemente penetração.
 
chumbo Match
 
O modelo Match, conhecido no Brasil por diabolô, é um chumbinho com pouco peso, cabeça plana, balanceado e desenvolvido para os apaixonados pelo tiro, muito indicado para campeonatos. É um dos mais rápidos e que concentram maior energia cinética.
 
chumbinho pointed
 

A munição possui uma ponta pontiaguda que permite penetrar com mais facilidade, alvos rígidos. É ideal para alcance, precisão e impacto.

 

chumbinho Round

 

O chumbinho do tipo Round apresenta a cabeça com o modelo esférico. São os mais comuns no mercado e com melhor custo-benefício pela alta disponibilidade. É um projétil que oferece boa penetração, mas em razão do formato, que recebe interferência do ar, perde em precisão e alcance.


Aproveite que você acabou de conhecer algumas variedades de chumbinhos e visite a Loja da Carabina para conferir o preço de cada um. Não se esqueça de conferir toda semana um conteúdo diferente aqui no blog.  

 

Olha o que chegou: