Vai se aventurar no mato? Veja que equipamentos são essenciais levar com você

 

O lema dos escoteiros é "sempre alerta", para qualquer situação. Mas se você nunca foi escoteiro e pretende se aventurar na vida selvagem, não da forma extrema como no seriado Survivorman, mas no simples contato com a natureza como em uma trilha ou acampar fora de casa, não tem problema, é só prestar a atenção para alguns equipamentos de camping que não podem faltar na sua mochila.

 

Roupas

 

Lembre-se de usar uma roupa adequada. Se andar em mata fechada, use mangas longas e botas de cano alto para evitar arranhões, irritação na pele ou ataque de animais peçonhentos.

O mesmo vale para repelir picadas de mosquito.

Se sua aventura é por trilhas e campo aberto, as bermudas estão liberadas, mas olhe sempre por onde anda.

Opte por vestes que não levem algodão na composição, já que o material absorve líquido e fica pesado.

 

Verifique a condição do tempo

 

Antes de sair de casa, confira a previsão do tempo para saber quais itens e quanto de provisões levar na mochila.

Dependendo do cenário você dará destaque à capa de chuva ou ao protetor solar.

Chapéu e óculos escuros não podem faltar.

Se há previsão de chuva, coloque objetos eletrônicos, papéis ou material para iniciar o fogo em volto de sacos plásticos.

 

Para se alimentar

 

Opte por itens práticos e não perecíveis que deem para fazer em poucos passos, como macarrão.

Não esqueça os talheres.

Leve biscoitos e barras de cereal, só não descarte o seu lixo na natureza.

Se pretende buscar o próprio alimento, a pescaria é uma ótima forma de garantir comida.

Leve o kit básico de pesca com linha, anzol, chumbo ou boia.

Se vai coletar frutas ou vegetais, lembre-se de ingerir apenas o que conhece.


Fique hidratado


Mais importante que a comida é a hidratação. Tenha consigo bastante água. Carregue uma mochila de hidratação, cantil ou garrafa térmica e se o líquido acabar, procure uma fonte confiável de água e, de preferência, ferva antes de ingerir.

 

Para o acampamento

 

Vai passar a noite ao relento? Não podem faltar barraca, saco de dormir, isolante térmico e algo para acender uma fogueira.

Os itens proporcionam o mínimo de conforto para recuperar bem as energias e ter disposição para mais um dia de aventura.

Antes de montar o acampamento, verifique se o terreno oferece algum risco de deslizamento, alagamento, proximidade com tocas ou cavernas que podem esconder animais que oferecem perigo.

 

Fogueira

 

Após montar a barraca, procure lenha para a fogueira. Leve fósforos, isqueiro ou uma pederneira e canivete para começar o fogo. Nada de bater pedras ou esfregar pauzinhos.

Ter uma machadinha por perto pode ser útil para fragmentar os pedaços de madeira. Apague o fogo antes de retomar a caminhada.

Vai caminhar à noite? Cuidado para não começar um incêndio carregando uma tocha por aí. Opte por lanterna, lampião ou um bastão de led.

 

Orientação

 

Mesmo que não você não seja capaz de se orientar pelo musgo das árvores, estrelas ou sol, leve uma bússola, de preferência com GPS. Se ficar muitos dias fora, leve baterias de reserva. Um mapa para saber o terreno por onde está andando também não fará mal. Se vai sozinho, não se esqueça de avisar aonde foi.

 

Faça da sua aventura algo inesquecível e não uma experiência frustrante. Esteja preparado para qualquer situação. Não se esqueça de contar sempre com um kit de primeiros socorros. Se pelos caminhos do seu desafio não pega sinal de celular, leve um apito para pedir ajuda. O mais importante é não entrar em pânico, certamente o passeio renderá boas histórias.