Como Carregar o Gás na sua Pistola de Airsoft

Como Carregar o Gás na sua Pistola de Airsoft

Um combatente precisa saber carregar gás em sua arma de airsoft ou encaixar o cilindro de CO2 corretamente. Caso contrário, corre o risco de ficar afastado do campo de batalha por problemas no equipamento decorrentes, principalmente, de vazamentos que prejudicam a autonomia e força dos disparos.

Se você tem dificuldade para realizar essa operação ou não sabe como fazer a manutenção de equipamentos com sistema a gás, confira o tutorial que preparamos. Hoje ensinaremos a forma correta de carregar gás no equipamento airsoft para você não perder nenhum jogo. Vamos lá? 

Como funciona o sistema de disparos a gás:

Há duas formas para carregar sua pistola de airsoft a gás. Por injeção de gás em algum magazine ou com instalação de ampolas de CO2. Siga as recomendações para não correr o risco de danificar seu equipamento.                            

Se a sua arma conta com o sistema a gás, ela provavelmente utiliza green gás, CO2, gás propano ou uma variante do green gás, específica para equipamentos Tokio Marui, que é o gás HFC134a. Atualmente, alguns equipamentos de airsoft têm sistemas híbridos de gás, podendo utilizar green gás ou CO2.

Se ainda não conhece, veja algumas opções de Pistola Airsoft a Gás.

O que é Airsoft GBB?

As armas de airsoft com sistema Blowback GBB, que simulam o recuo da arma em ação, consomem mais gás do que as armas GNB que não têm Blowback (gás no blowback). Sendo assim, os equipamentos sem blowback têm uma autonomia de disparos de até 200% maior por carga de gás, dependendo do modelo. 

 

Diferenças entre os tipos de Gás de Airsoft

Antes de carregar gás no equipamento airsoft, é muito importante conhecer a composição dos tipos de gás disponíveis. Veja: 

Green Gás

Cilindro green gas airsoft

Nada mais é do que o gás propano, que contém óleo de silicone na sua composição e mantém a arma lubrificada. A embalagem já vem de fábrica com bico adaptador para facilitar na hora de carregar gás no equipamento airsoft.

Por isso, esse é um modelo bastante prático e também tem o melhor custo-benefício, sendo indicado pelo fabricante para uso na grande maioria de equipamentos de airsoft

Gás Propano para Airsoft

Gás Propano para Airsoft

Ele é indicado para quem busca uma certa economia no gasto com gás, e um relativo  aumento de potência nos disparos. O propano fornece um pouco mais de força do que o green gás.

Todavia, o propano não vem com óleo lubrificante em sua composição. Isso pode prejudicar as válvulas e vedações do equipamento ao longo do tempo. 

Calma, não precisa se preocupar! O problema pode ser contornado com a aplicação de óleo de silicone para airsoft na válvula, antes de injetar o gás. 

Outro detalhe importante sobre esse modelo: a embalagem não vem com bico de carga e será necessário instalá-lo. Para contornar essa situação, é possível comprar um adaptador em metal ou plástico ABS. Basta rosqueá-lo e está pronto.

Cilindro CO2 para Airsoft

As Armas de airsoft são abastecidos por dióxido de carbono (CO2) usam cilindros descartáveis desse gás.

cILINDRO DE co2 12G

O grande diferencial dos equipamentos com ação por gás CO2 é a alta potência dos disparos, devido à pressão do cilindro de CO2 ser bem maior que a do cilindro de green gás ou propano.

Dependendo do modelo da arma (ou dispositivo) e de sua potência, a autonomia da ampola pode variar.

Sistemas sem blowback podem dar até 200 disparos, já as armas com blowback (GBB) podem dar apenas 40. Então, é necessário considerar esses fatores na hora de realizar a escolha do equipamento.

Gás HFC134

É o gás mais ecológico de todos, sendo o único permitido para uso no airsoft no Japão. Ele é utilizado em equipamentos da fabricante japonesa Tokio Marui, reconhecida como uma das melhores marcas de airsoft do mundo.

O Hfc134 não agride a camada de ozônio e tem pouca lubrificação, o que requer um cuidado constante nos equipamentos que utilizam esse gás.

Ele também apresenta baixa pressão no cilindro, aproximadamente 70psi, ao contrário do green gás que chega a 115psi.

Essa baixa pressão ajuda a aumentar a vida útil dos componentes internos. 

Como carregar Pistola de Airsoft a Gás?

  1. Retire o magazine do equipamento.
    Imagem de uma pistola tendo o magazine retirado

  2. Verifique se o magazine está vazio. Basta pressionar a válvula e verificar se está flexível. Isso indica que não há gás na arma.
    Magazine com gás sendo expelido

  3. Localize a válvula de entrada do gás. Ela fica na parte inferior do magazine.

  4. Posicione o cilindro de gás de sua preferência e o magazine na vertical (conforme a foto abaixo), encaixe firmemente e carregue a sua arma, ajustando o ângulo caso aconteça algum vazamento durante a carga.
    Magazine de pistola green gas sendo carregado com um cilindro green gas

  5. Coloque as BBs no seu magazine. Pronto! É só atirar à vontade.
    Magazine tendo BBS sendo inseridas

 

Como colocar cilindro de CO2 na Pistola de Airsoft? 

  1. O magazine vem com espaço no formato da ampola onde é facilmente feito o encaixe do cilindro.
    Compartimento do cilindro de CO2 no magazine

  2. Após efetuar o encaixe do cilindro descartável, é necessário instalar e rosquear com cuidado o parafuso de aperto.

  3. É importante girar a manopla de aperto sempre com o magazine na vertical para o lubrificante interno do cilindro não ser totalmente drenado.

    Forma correta de apertar o cilindro no magazine, na posição vertical com a chave adequada, que acompanha o equiiopamento

 

Como fazer a manutenção em Airsoft a Gás GBB 

Todas as armas precisam de um cuidado especial quanto à manutenção e uso. Porém, as com funcionamento GBB exigem uma atenção redobrada. Afinal, o sistema do magazine tem anéis expansíveis que precisam de lubrificação e limpeza. 

Além disso, esses equipamentos têm slide móvel, o que dá a sensação de realismo quando o blowback é acionado e esse slide precisa de cuidados e lubrificação. 

Para tanto, o ideal é usar silicone com 100% de óleo em sua composição, pois qualquer produto diferente pode danificar o seu equipamento de airsoft.

Cuidados com suas armas de airsoft a gás:

  • lubrifique a válvula que recebe o carregamento do gás;

  • não guarde o magazine com munição e com a mola retraída. Isso reduz sua vida útil;

  • os magazines que usam green gás ou propano devem ser armazenados com gás, mas com pouca pressão. Isso impede o ressecamento do sistema interno e garante o melhor funcionamento das válvulas. Para isso, descarregue completamente o magazine após o uso e faça uma carga de apenas um segundo de gás;

  • passe silicone pelo lado externo de todo magazine e retire o excesso;

  • monte a arma e dispare algumas vezes, lembrando de não deixar acabar o gás do magazine. 

Dica extra: em armas de airsoft usam CO2, é aconselhável disparar até o fim da ampola e não armazenar o equipamento com ampola pressurizada, sob o risco de danificar as vedações ao longo do tempo. 

 

Agora você já conhece a diferença entre os tipos de gás. Basta identificar qual é o que se adapta melhor ao seu perfil para escolher a arma ideal. Depois disso, é só carregar gás no equipamento airsoft e ir para o game! 

 

Gostou dessas dicas? Deixe aqui seu comentário e compartilhe a sua experiência nos campos de batalha!

 

Olha o que chegou: