Operador de Airsoft: Cada Posição e Categoria de Armas Indicadas

 

Equipe em jogo de airsoft

 

O Airsoft é uma modalidade coletiva e, assim como nos demais esportes, cada integrante tem uma função específica no grupo para o sucesso da campanha. Porém, a escolha de determinado cargo também implica em equipamentos específicos. Neste texto iremos nos aprofundar em cada posição do Airsoft e quais as armas indicadas.

 

Assault ou Soldado de Assalto:

Os responsáveis pela posição têm como objetivo atacar e progredir conforme a missão. O jogador está sempre em constante comunicação com seus companheiros e os demais membros do pelotão, integrando a linha de frente e realizando combates a curta distância.

Quase sempre é o trabalho bem feito da equipe de Assault que define uma missão. Geralmente, o FPS limite para quem está nesta posição é até 400. Mas também é muito normal variar entre 330 até 380 FPS.

Operadores de Airsoft com Armas Assault
Operadores de Airsoft Progressão com Armas de Assalto

 

Armas indicadas para Rifles de Assalto como:

 

DMR ou Atirador Designado:

A sigla DM significa Designated Marksman ou Atirador Designado. No Brasil é mais conhecido por DMR (Designated Marksman Rifle).

O responsável pela posição joga no meio do esquadrão, por isso é preciso que sua habilidade de tiro seja acima da média. Ele também possui a responsabilidade de dar suporte e eliminar os inimigos considerados fora do alcance das armas de Assault.

Aos equipamentos usados em DMR, em regra geral, são permitidos potência de até 450 FPS e disparos apenas em modo semiautomático.

operador airsoft posicao dmr
Operador de Airsoft com Arma DMR em posição de tiro

 

Armas indicadas: Rifles com DNA de DMR, armas longas como SR25, M110, M14, HK 417, entre outras, mas frequentemente são usadas plataformas de M4, com upgrades de cano e potência.

Preparamos uma seleção das melhores Armas DMR de Airsoft.

 

Suport ou Grupo de Apoio:

Normalmente quem atua na posição são jogadores mais experientes. Além de responsáveis pela supressão (sequência de tiros de cobertura para a movimentação dos demais membros da equipe), são eles que fazem o adversário pensar duas vezes antes de se expor ou se movimentar.

Sua função muitas vezes é abrir caminho para o time de assalto progredir ou defender uma determinada posição. Vale ressaltar que o jogador nessa função não pode se preocupar com o peso do armamento. Quase todas as armas de suporte utilizam apenas modo full automático e a velocidade permitida é até 400 FPS.

 

airsoft posicao de dmr
Operador de Airsoft Posição de Suporte.

 

Armas indicadas para Suporte: Rifle PKM AK Full Metal, Rifle AK MK43, Metralhadora Suporte M249 AK A&K e Rifle MK46 A&K.

Preparamos uma seleção das melhores Armas de Airsoft Suporte.

 

Sniper ou Atirador de Elite:

Com certeza essa é a posição almejada por muitos e que exige treinamento, maturidade e experiência. Afinal, todo time precisa de orientação, um norte para seguir durante a partida de Airsoft e muitas vezes essa é a função do Sniper. Eles são responsáveis por passar informações ao time, se infiltrar para eliminar um alvo e ajudar no caso de ameaças a longa distância.

O jogador obrigatoriamente deve ter uma arma de apoio para o uso em combates próximos dos oponentes, pois a potência do FPS normalmente liberada pelos rifles do Sniper pode colocar em risco a integridade física do adversário se usados em curta distância. As opções de armas de apoio são pistola, submetralhadora ou até mesmo um rifle CQB.

O Sniper utiliza equipamentos spring por ação de ferrolho e, devido a alta potência, cerca de 550 FPS, usualmente são utilizadas munições mais pesadas, acima de 0,36g, para minimizar a ação do vento e conservar mais energia, atingindo maiores distâncias no campo.

airsoft posicao de sniper 
Operador de Airsoft na Posição de Sniper.

 

Armas indicadas de Sniper: Rifle M24, M28, L96, Blaser R93 e Barret.

Preparamos uma seleção das Melhores Armas de Sniper para airsoft.

 

 

É importante que o combatente procure entender sua função no jogo e esteja com equipamento adequado para situações propostas em cada partida. Esperamos que esse material tenha ajudado e que sua próxima missão seja ainda melhor.