Carabina de mola, mola pneumática ou ar comprimido (PCP)? Entenda a diferença de cada uma e suas particularidades

Carabina de mola, mola pneumática ou ar comprimido (PCP)? Entenda a diferença de cada uma e suas particularidades

O ingresso de muitos aficionados pelo tiro esportivo nesse grupo se dá por meio das carabinas de pressão. Muito se deve a baixa exigência burocrática para aquisição de armas de pressão para calibres inferior ou igual a 6mm, e a livre comercialização para maiores de 18 anos.

Os itens mais comuns disponibilizados no mercado são as espingardas de mola, pistão e ar comprimido. E este texto foi feito para explicar a diferença de cada uma e as particularidades.

 

Carabina Spring Mola Helicoidal

 

As Carabinas de Pressão que utilizam molas helicoidais como força propulsora são as mais comuns e mais em conta no comércio. Também chamadas de "Springers", essas armas contam com uma mola espiral que é acionada no movimento de "quebra-cano", o engatilhar, e a pressão é liberada no momento em que o gatilho é pressionado.


Um fator positivo é o fácil carregamento, basta bascular o cano, inserir o chumbinho, fechar e está pronto para o tiro. Mas caso o armamento seja pesado, o constante movimento de recarga pode fazer com que o usuário se canse rápido.


Embora essas carabinas possam ser potentes, com molas simples, dupla e até tripla, a vibração do cano no momento do disparo prejudica a precisão, um fator negativo. Convém ressaltar que a mola helicoidal convencional, após cerca de 5 mil disparos já perde cerca de 50% de sua potência.

Para manutenção, a lubrificação externa e limpeza são o suficiente. Mas atenção, não se recomenda guardar a carabina engatilhada, correndo o risco de reduzir a vida útil da mola.

 

Carabina Mola pneumática / Nitro / Gás ram

 

O sistema dessa Carabinas se assemelha ao item anterior com a mesma forma de carregar e engatilhar. Porém o sistema de mola pneumática proporciona melhor desempenho e disparos mais precisos, com muito menos desgaste da carabina, pois elimina as vibrações presentes em um disparo de uma mola helicoidal convencional, que se deforma com o uso ao longo do tempo.


O gás que fica comprimido dentro do pistão é nitrogênio em alta pressão, um gás inerte que não sofre com variações de temperatura e altitude, mantendo assim a uniformidade dos disparos.


Ao contrário das molas convencionais que exigem aumento gradual da força no engatilhamento, a carabina com mola pneumática exige uma força constante para carregar. Além disso, as molas não precisam de lubrificação e a arma pode ficar armada por longo período de tempo, sem prejudicar o equipamento.


A vida da Carabina Nitro pode atingir mais de 100 mil disparos sem sofrer variação da potência.


Elas também são indicadas para quem gosta de usar luneta, pois a baixa vibração e recuo evita a quebra e regulagem do item.

 

Carabina Ar comprimido (PCP)

 

As Carabias de Pressão PCP (pressão pré-carregada na livre tradução) são as mais potentes no mercado, sendo utilizadas em competições de tiro esportivo, incluindo o olímpico.


Elas contam com um tanque interno que armazena o ar comprimido. O projétil é ejetado no simples toque do gatilho. Sem vibração, a arma se apresenta bastante precisa.


Um ponto negativo do armamento é que usuário terá que se preocupar com o abastecimento do ar para seguir atirando. O carregamento se dá por bombas manuais ou cilindros de ar comprimido pré-carregados por compressor de ar.

 

Ficou com dúvidas?

Fale com algum dos nossos especialistas através do nosso Chat Online!

Olha o que chegou: