Dicas matadoras para escolher uma faca para sua atividade ao ar livre
Se amarra em trilhas, acampamento ou atividades ao ar livre? Então você deve ter uma boa faca ou canivete para auxiliar nas suas necessidades. Mas escolher o item ideal para sua aventura não é tão simples assim. Separamos um guia para ajudar nesta missão. Você se dará muito bem.
Cada faca tem sua característica, mas todas envolvem em uma coisa: a lâmina. Não é complicado entender qual desses instrumentos solucionará o seu desafio, já que se trata de uma ação que exige apenas bons materiais e, principalmente, habilidade ao ar livre.
Como escolher a Faca para o meu fim de semana?
Pode ser difícil decidir qual a melhor faca para determinada necessidade. Cada aventura é uma surpresa, mas você precisa se precaver ao desconhecido tendo boas ferramentas em seu arsenal para encarar qualquer situação.
Não é à toa que elas apresentam tamanho, peso ou modelo diferente. Existem lâminas para:
1 – Cortar vegetação
2 – Serrar
3 – Desparafusar coisas
4 - Abrir latas
5 - Quebrar materiais duros e resistentes
6 – Descascar frutas
7 – Abrir peixes
8 – Cortar fios
Quando escolher sua faca, imagine primeiro na facilidade de transportá-la. Depois, no que você vai encontrar pelo caminho e nas dificuldades do seu desafio na natureza.
Algumas pessoas escolhem uma faca multitarefas para atividades ao ar livre como acampamento, por exemplo. Outras, que caçam, tiram peles de animais e fazem fogueiras no meio do mato utilizam facas mais pesadas e robustas para tal ação.
Tipos de facas e canivetes
O canivete é leve, portátil e muitas vezes traz multifunções. O cuidado deve vir na hora do trabalho pesado, pois ele é indicado para atividades pequenas, delicadas e precisas. Por ter lâminas extras e retráteis, ele serve para inúmeras atividades.
Já as lâminas com menos material na ponta são boas para entalhe, contudo, menos resistente a pancadas.
Assim, a faca feita em um único bloco, inteira e sem solda, é perfeita para receber pancadas e cortar lenha (técnica de batoning), só que você não vai correr o risco de arrebentar ela fazendo isso se tiver um machado por perto.
O que avaliar na hora da sua compra
Aço: os mais comuns são o carbono e inox. O carbono enferruja, mas é mais fácil para afiar. O inox não enferruja e retém o fio por mais tempo.
Fio: O fio liso tem mais versatilidade que um fio serrilhado. O primeiro garante precisão, enquanto o segundo é indicado para o corte de fibras.
Peso: Deve variar de acordo com seu uso. Para atividades que requerem agilidade e precisão, use facas leves. Para cortar coisas duras, é preferível que seja pesada.
Cabo: É importante que tenha boa empunhadura para não oferecer risco ao manuseá-la. De preferência que seja sólido, sem muitas emendas ou soldas, em um único bloco (full tang), sem isso, as chances de quebrar são maiores.
Dicas para a conservação da sua faca
1 – Guarde sua faca sempre limpa, seca e reta (sem inclinações). Isso a conservará melhor e fará com que ela dure mais tempo.
2 – Cuidado ao manusear sua faca, principalmente se tiver pessoas próximas a você. Evite acidentes.
3 – Evite ao máximo usar sua faca dobrável como alavanca. A atitude pode danificar e até mesmo quebrar ela.
E aí pronto para escolher sua faca, pegar sua barraca e viver uma aventura ao ar livre?