Quais são os principais tipos de baterias para Airsoft?

Quais são os principais tipos de baterias para Airsoft?

QUAL A MELHOR BATERIA PARA AIRSOFT?

 

Quem pratica Airsoft está sempre preocupado em manter a qualidade dos seus equipamentos. E um dos primeiros upgrades ou item reserva que você pode buscar é a bateria de airsoft, pois é um item essencial para sua arma de airsoft. Nessa hora surge a dúvida: quais são os principais tipos de baterias para Airsoft disponíveis no mercado? É sobre isso que falaremos a seguir!

Especificações dos tipos de baterias para Airsoft

Antes de escolher a melhor opção de bateria de airsoft, é necessário conhecer as especificações técnicas que não podem faltar:

Taxa de descarga = C 

taxa de descarga bateria lipo

Ela define a capacidade de a bateria fornecer descarga de corrente de forma segura. Se você utiliza um motor que demanda alta capacidade de carga, o ideal é buscar um tipo de bateria com maior C.

Para compreender melhor essa questão, vamos utilizar um exemplo prático do dia a dia. Quanto maior é o diâmetro de uma mangueira de água, maior será a quantidade do líquido que sairá de uma só vez, certo?

Seguindo esse raciocínio, o C equivale ao diâmetro de uma mangueira. Quanto maior ele for, mais carga conseguirá fornecer de uma vez só. É importante lembrar que deve existir um equilíbrio entre demanda do motor, taxa de descarga, capacidade nominal e tensão da bateria.

 

Tensão = V

Taxa de tensão da bateria lipo

A tensão é medida em volts de uma bateria. Ela é a diferença de potencial entre dois pontos. No Brasil o termo mais utilizado é voltagem, porém, não é o mais correto.

Vamos voltar ao exemplo da mangueira para explicar melhor. Nesse caso, a tensão seria a velocidade que a água sai da mangueira.

No airsoft, as baterias com tensão mais alta geram um ROF (Rate of Fire) mais alto. Ou seja, a alta tensão aumenta a cadência de disparos por minuto, pois influencia a velocidade que o motor do equipamento gira.

As Armas de Airsoft que utilizam molas mais pesadas devem usar bateria com tensão mais elevada, bem como taxas de descargas maiores. Essa é uma maneira de proporcionar a força que o motor precisa para efetuar o movimento dos componentes internos da gearbox da AEG.

 

Corrente = A ou mAh

Corrente = A ou mAh

A corrente é medida em amperes. No caso do airsoft, que utiliza corrente em menor quantidade, a medição mais comum é mAh (miliampere hora). A capacidade de mAh nada mais é do que a quantidade de carga que a bateria pode armazenar. Isso influencia diretamente no número de tiros que seu equipamento consegue disparar. Com uma bateria de 1500 mAh (miliampere hora), por exemplo, é possível disparar mais tiros do que com uma arma de airsoft com bateria de 900 mAh.

Você pode utilizar como referência que 1 mAh proporciona entre 1 a 1,5 tiros em uma AEG padrão de fábrica. Contudo, vale lembrar que há outros fatores que influenciam esse processo (motor utilizado, mola, engrenagens).

Se mudarmos um pouco o exemplo da água e da mangueira, podemos comparar a corrente com a quantidade disponível do líquido em um ambiente. Onde há mais água, em um balde ou em uma piscina?

 

Tipos de baterias para airsoft e composição

Há quatro composições de baterias disponíveis no mercado. Veja:

 

Níquel Cádmio (Ni-Cd) 

Níquel Cádmio (Ni-Cd)

Esse é o modelo utilizado em equipamentos eletrônicos. Essa era a bateria usada nas primeiras armas de airsoft fabricadas.

Hoje, ela não é mais utilizada devido à baixa eficiência e ao efeito memória que apresenta. Afinal, era necessário descarregar completamente antes de efetuar a carga.

 

Níquel Metal Hidreto (Ni-Mh) 

Níquel Metal Hidreto (Ni-Mh)

Esse tipo de bateria representou a evolução das baterias Ni-Cd, pois não cria memória. Essa é abateria que equipa a maior parte dos equipamentos de airsoft originais de fábrica. Ela é muito estável e a mais utilizada nesse esporte. As mais usadas são de 8,4V ou 9,6V. A capacidade varia de 500 mAh nas baterias de pistolas até versões de 3600 mAh. A taxa de descarga média é de 12C. Esses modelos de baterias são mais baratos e fáceis de encontrar.

 

Lithium Polímero (baterias Lipo)

Lithium Polímero (baterias Lipo)

Sem dúvida é o upgrade de um acessório muito útil no airsoft. As baterias de Lithium têm alto rendimento, grande capacidade de descarga e apresentam tensões maiores em certos modelos.

A bateria Lithium Polímero é composta por duas ou três células, sendo que cada uma tem cerca de 3,7 volts. As baterias de 2 células (2S) têm 7,4 volts e as de 3 células (3S) têm 11,1 volts no total.

Esses tipos de baterias proporcionam uma resposta de gatilho muito rápida, devido à alta capacidade de descarga, que pode variar de 10C a 60C. Os jogadores que buscam um ROF alto optam por baterias de 11,1 volts e atingem excelentes resultados.

Porém, é necessário manter alguns cuidados. Devido à velocidade que o motor gira, todo sistema interno e as engrenagens devem estar em ótimo estado. Também é indicado dar preferência ao uso de pistão com dentes de metal e contatos elétricos de gatilho de boa qualidade.

Essas são baterias indicadas para quem fez upgrade nas armas, pois são mais leves e menores que as baterias de NiMh, apresentando uma excelente relação entre peso e potência.

 

Cuidados básicos com a Bateria de Airsoft 

Cuidados básicos bateria

Esse modelo de bateria exige uma atenção maior do jogador. Ela é inflamável e entra em combustão quando os terminais entram em curto ou quando ocorre algum contato entre as células em função de fortes impactos ou perfurações.

Também é importante lembrar que o lítio entra em combustão quando é aquecido. Por isso, é fundamental manter a bateria a temperaturas abaixo de 45ºC. Além disso, o transporte exige uma atenção maior para evitar que ela amasse e entre em combustão.

Lembre-se de utilizar somente carregadores específicos para Lipo e que de preferência tenham a função de balanceamento de células, pois essa característica equilibra a carga entre elas e aumenta a vida útil da bateria. 

Não descarregue totalmente a bateria, forçando ainda mais os disparos quando a mesma já deu sinal de estar descarregada. A tensão mínima por célula da bateria lipo é 3,4v. Abaixo disso o carregador pode não reconhecer a bateria e assim, acaba acusando falha.

A tensão de armazenamento ideal da bateria é 3,8v por célula, cerca de 50% da carga total. Certos carregadores têm a função storage (armazenamento). Ao aplicá-la, as baterias são carregadas ou descarregadas até a tensão ideal, permitindo o armazenamento por longos meses. 

Uma célula de Lipo totalmente carregada opera na faixa de 4,2v por célula e descarregada apresenta 3,4v. Se você deixar abaixo da tensão mínima, a bateria pode danificar permanentemente.

Também é importante lembrar que armazenar as baterias lipo totalmente carregadas por mais de 2 semanas pode causar o inchamento devido à reação química do lítio. Para verificar a tensão, você pode utilizar um medidor específico que analisa célula a célula e a tensão apresentada.

Sempre carregue as baterias Lipo em locais longe de substâncias inflamáveis. Também é indicado colocar o material em local aberto e ventilado em casos de perfuração ou curto. Para transporte, é aconselhável  realizar o armazenamento em sacos antichama, como este abaixo. safe-bag

 

Lithium Ferro (Life) 

As baterias Life são as mais modernas que existem no mercado. Elas apresentam boa taxa de descarga, boa tensão e não são perigosas ao ponto de entrarem em combustão. 

A tensão por célula da bateria Life difere um pouco da Lipo. Ela também costuma ter  três células, contudo, elas operam em tensões nominais de aproximadamente 3,3 volts proporcionando níveis de tensão de 9,9 volts.

 

Carregadores para Airsoft 

Carregadores

Se você carregar as baterias corretamente, certamente aumentará a vida útil delas. Além dos mais, isso proporciona segurança para as pessoas que estão presentes no local. 

Procure dar preferência para os carregadores inteligentes, pois eles desligam sozinhos após a carga completa. Alguns modelos também apresentam a possibilidade de gerenciar a corrente de carga, reduzindo o aquecimento da bateria durante o processo. 

Recomenda-se ainda fazer uma carga com no máximo 50% da corrente nominal da bateria. Por exemplo: para uma bateria de 1500 mAh a carga que deve ser programada nos carregadores é de 750 mAh (0,75A). 

Caso seja necessário realizar uma carga mais rápida, é recomendável utilizar no máximo 80%. Nunca use 100% ou mais de corrente de carga nominal da bateria, sob o risco de danificá-la permanentemente ou causar combustão. 

Agora que explicamos as características dos tipos de baterias para airsoft e os cuidados necessários com elas, basta escolher a mais indicada para o seu equipamento ou propósito de jogo. Procure armazenar a bateria de forma adequada e seguir as instruções deste post para que ela dure por muitos anos. 

Quer saber mais sobre o universo do airsoft? Saiba como carregar o gás do seu equipamento!

Olha o que chegou: